A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/kelle/dhpaz.org/system/core/Exceptions.php:185)

Filename: libraries/Session.php

Line Number: 675

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/kelle/dhpaz.org/system/core/Exceptions.php:185)

Filename: libraries/Session.php

Line Number: 675

Depoimento para a História - A resistência à ditadura militar no Paraná

Depoimento para a História - A resistência à ditadura militar no Paraná


Nome: Pedro Tonelli

Profissão: Trabalhador rural

Idade: 63 anos

A participação no Grupo dos 11, organizado por Leonel Brizola no Rio Grande do Sul, fez com que o pai de PEDRO IRNO TONELLI viesse para o Paraná militar pelo PTB em Capanema, no sudoeste do estado. A família chega em 1964 para trabalhar na roça e aos vinte e três anos, Tonelli consegue adquirir seu pedaço de terra e começa a viver os dilemas e dificuldades do trabalhador rural.

 A partir de meados dos anos 1970, Tonelli começa a participar da Pastoral Nacional da Terra, influenciado pelo grupo que organizava a Assessoar no sudoeste do Paraná, entidade que dava apoio aos lavradores, especialmente os atingidos pela barragem da hidroelétrica de Itaipu. “Fiz vários cursos e comecei a me dar conta que era preciso organizar os trabalhadores rurais para enfrentar aquele conflito”, afirma.

 Em 1978, passa a estimular a oposição nos sindicatos rurais e, em 1981 disputa ele próprio a direção da entidade de Capanema. Nesse ínterim, Tonelli se envolve na luta pela Anistia e pela liberdade dos presos políticos.

 Nesta mesma época, começam a surgir na região Sudoeste as primeiras articulações para a formação do MST, que em 1984 seria formalizado no 1º Congresso do MST realizado em Curitiba, no Teatro Guaíra. Filiado ao PMDB, ele criticava a falta de representação dos dirigentes sindicais. “A realidade dos trabalhadores só iria mudar se tivéssemos um partido político”, defendia Tonelli, mesmo antes do surgimento do PT.

 Filiado ao ‘partido da classe trabalhadora’, Tonelli candidatou-se a prefeito de Capanema e perdeu por pouco. Mas a sua liderança junto aos sindicatos rurais e outros movimentos sociais pela terra garantiu a Pedro Tonelli o primeiro mandato de deputado estadual do PT no Paraná, em 1986, que lhe rendeu a participação na elaboração da Constituinte Estadual promulgada em 1989. “Eu era um deputado sem vereador, prefeito, somente com apoio da base. Eu era o patinho feio da Assembleia”, lembra.

 Como resultado de seu mandato, na eleição seguinte conseguiu ser o primeiro deputado federal paranaense do PT na Câmara Federal. “Lá participei do núcleo agrário e, mais importante, fui o voto 338 que aprovou o impeachment do Collor”, afirma com orgulho. No começo do governo Fernando Henrique Cardoso, retorna à atividade agrícola de origem, a apicultura. Em 2002, a convite do então presidente Lula ocupa um cargo na Itaipu Binacional, desenvolvendo um programa de apoio à agricultura e pesca na região.

 

Voltar para depoimentos

Visite-nos:

Rua Voluntários da Pátria, 475, Ed. Asa

Escritório: conjunto 1209, 12º andar

Mini auditório: conjunto 608, 6º andar

Centro - Curitiba/Pr - 80020-000

Fone: ++ 41 3079-1759