A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/kelle/dhpaz.org/system/core/Exceptions.php:185)

Filename: libraries/Session.php

Line Number: 675

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/kelle/dhpaz.org/system/core/Exceptions.php:185)

Filename: libraries/Session.php

Line Number: 675

Blog dhpaz

Prêmio Pablo Neruda - 2014

terça

09 de Dez de 2014

Narciso Pires, presidente do Grupo Tortura Nunca Mais do Paraná, será homenageado nesta quarta-feira, dia 10 de Dezembro, com o Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos - 2014 concedido pela Câmara de Vereadores de Curitiba.

A homenagem a Narciso Pires, ex-preso políticos e histórico militante na luta contra o regime militar e pela redemocratização no país, foi proposta pelo vereador Jorge Bernardi (PDT) e será entregue numa sessão solene, às 20 horas, no plenário da Câmara Municipal.

Outras 10 pessoas também receberão o prêmio como reconhecimento por ações na luta pelo direito à liberdade ideológica, de credo religioso, opinião, Democracia e justiça social.

A entrega do Prêmio Pablo Neruda acontece no Dia Internacional dos Direitos Humanos, data... Continuar lendo »

Depoimentos para a História

terça

24 de Jun de 2014

Estamos disponibilizando em PDF a íntegra do livro 'Depoimentos para a História - A resistência à ditadura militar no Paraná' para que todos possam acessar e compartilhar o conteúdo. 

Para fazer download do arquivo, clique na capa do livro... Continuar lendo »

Lançamento do livro Depoimentos para a História

sexta

06 de Jun de 2014

De autoria do ex-preso político e militante dos Direitos Humanos Antonio Narciso Pires de Oliveira, o historiador Fábio Bacila Sahd e a jornalista e filósofa Silvia Calciolari, será lançado no próximo dia 11 de Junho de 2014, quarta-feira, às 19 horas, na sede da OAB – Seção Paraná.

A publicação faz parte de projeto coordenado pelo Grupo Tortura Nunca Mais do Paraná e realizado pela Sociedade DHPAZ - Direitos Humanos para a Paz e Projeto Marcas da Memória da Comissão Nacional da Anistia do Ministério da Justiça. A iniciativa registrou em vídeo a memória de luta de homens e mulheres que combateram o arbítrio e foram vigiados, perseguidos, presos e torturados durante a ditadura militar no Estado do Paraná, entre 1964 e 1985.

Além de ativistas das diversas organizações e movimentos que contestavam a ditadura no Paraná, a proposta foi registrar também a memória dos que combateram o regime de exceção através da ação política de estudantes, professores e profissionais liberais como médicos, engenheiros e advogados, além... Continuar lendo »

Depoimentos para a História

quinta

23 de Jan de 2014

O Projeto "Depoimentos para a História – A resistência à ditadura militar no Paraná" registra em vídeo a memória histórica de homens e mulheres que foram vigiados, perseguidos, presos e torturados durante a ditadura militar no Estado do Paraná, entre 1964 e 1985.

Além de ativistas das diversas organizações e movimentos que contestavam a ditadura no Paraná outros Estados brasileiros, a proposta é registrar também a memória de pessoas que combateram o regime de exceção através da ação política de estudantes, professores, profissionais liberais como médicos, engenheiros e advogados, além de sindicalistas e parlamentares.

Desenvolvida pela Sociedade Direitos Humanos para a Paz – DHPaz, em parceria com a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, e sob a coordenação do Grupo Tortura Nunca Mais do Paraná, a iniciativa paranaense coletou em 2013 depoimentos de mais de 160 militantes, compondo um acervo inédito no Brasil para o Projeto Marcas da Memória e fará parte do Memorial da... Continuar lendo »

Lei de Combate à Tortura

domingo

01 de Set de 2013

Sancionada Lei 12847/2013 que o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura

A Presidência da República sancionou no dia 02 de Agosto de 2013 a Lei 12.847/2013 que cria o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. A iniciativa foi amplamente apoiada pelo DHPaz – Sociedade de Direitos Humanos para a Paz - e por outras organizações da sociedade civil para garantir a transparência do processo de implantação do Sistema e o comprometimento dos agentes públicos.

De acordo com a ONU, a tortura é “sistemática” no Brasil. O país possui a quarta maior população carcerária do mundo, com 548 mil pessoas atrás das grades. Assim mesmo, poucos passos haviam sido dados até agora pelo poder público para prevenir que casos com esse se repetissem.

Hoje, 6 anos após ter assumido diante do Subcomitê de Prevenção à Tortura das Nações Unidas o compromisso de criar um mecanismo para coibir essas violações, Dilma Rousseff, Presidente da República, sancionou a nova legislação que cria o... Continuar lendo »

Visite-nos:

Rua Voluntários da Pátria, 475, Ed. Asa

Escritório: conjunto 1209, 12º andar

Mini auditório: conjunto 608, 6º andar

Centro - Curitiba/Pr - 80020-000

Fone: ++ 41 3079-1759